SONHOU?

 Consulte o DICIONÁRIO dos SONHOS

 

Sonhos Premonitórios  -  Pesadelos  

Sonhos com Animais Peçonhentos

Sonhos com Animais Comuns

® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL

DICIONÁRIO dos SONHOS

SIGNIFICADO dos NOMES

 

SONHOS ABORRECEDORES

– PESADELOS

 

Texto: Wilson Mello Franco                      

 

Os pesadelos são perfeitamente explicados pela psicanálise. Tem origens diversas e muitos fatores contribuem para se tê-los. Cito abaixo alguns sonhos que incomodam algumas pessoas quando os têm.

 

 

       SONHAR QUE SE ESTÁ CAINDO DE PONTES, ABISMOS...

  

Muitas pessoas sonham que estão caindo de ponte, lugares altos, precipício  ou em abismo, ou algo parecido. Os psicólogos dizem que é insegurança ou depressão. É um tipo de sonho que normalmente a pessoa desperta no meio relativamente assustada. Basicamente, esse tipo de sonho indica insegurança, insatisfação ou falta de rumo diante dos desafios que se apresentam na vida da pessoa. É um sonho relativamente comum, e a maioria de nós já o teve pelo menos uma vez. Quando esse tipo sonho ocorre frequentemente (sonho recorrente), é indicação que a estabilidade emocional da pessoa está sob forte pressão ou estresse, ou ainda que sua psique está dominada por uma ideia que, algumas vezes, pode se transformar em obsessão. Quando o sonho é esparso, não representa qualquer dano para a psique. Mas, não raras vezes, a pessoa se assusta e não o aprecia.

 

Outra possibilidade que se dá a esse sonho é sua ligação com o processo reencarnacional. Parece estar ligado à viagem astral do nosso eu. A entrada na matéria (no corpo físico) de nosso eu acontece de um modo que assemelha a uma caída – ou uma “descida” de uma dimensão para a outra. Na Bíblia esse fenômeno é chamado simplesmente descida. Depois da descida na matéria (reencarnação) nosso eu passa a se identificar tão fortemente com o corpo físico, que acreditamos somos o corpo físico – esquecemos sumariamente qualquer relação ligada à nossa origem primeira, espiritual divina.

 

Essa “caída na matéria” implica necessariamente conflito. A psique – nosso eu – passa a depender obrigatoriamente do conflito, de modo que, ainda que nos esforçamos frequentemente para nos afastarmos dos conflitos, somos fatalmente levados a ele. Isso decorre em função da própria programação da Vida, que, em última análise, nos empurra para o aprendizado de experiências para as quais devemos ser bons alunos, sob pena de repetir o processo, caso não aprendamos coerentemente a superar os conflitos.

 

 E, finalmente, este sonho pode simplesmente esta relacionado com a vontade de urinar!

 

  SONHAR COM PARENTES FALECIDOS

 

 

Um sonho que ocorre por muitas razões. Alguns desses sonhos tornam-se premonitórios e funcionam como um aviso de precaução. Outros simplesmente expressam algum tipo de sentimento profundo que tínhamos pelo parente falecido, geralmente de amor. Mas podem expressar raiva, ressentimento ou amargura quando o

 falecido mais nos aborreceu do que suscitou estima. Algumas pessoas até chegam a pensar que o falecido não as deixou em paz quando em vida, e também não querem deixá-las em paz na morte. Evidentemente, como já, vimos, são memórias dramatizadas.

 

Estou convencido também que esse tipo de sonho depende também do desejo do espírito do parente falecido. Existiria um estado mental sincrônico de ambos. Aqui entra a possibilidade de comunicação com os mortos, não só por meio de sonhos, mas, principalmente, por meio de transe. Esse é um assunto muito polêmico, e não vamos nos aprofundar, até porque este não é um livro espírita. Particularmente acredito que exista alguma forma de comunicação, muito sutil.

 

 

 

SONHAR QUE SE ESTÁ ACHANDO DINHEIRO

 

 

É um sonho que acredito seja bastante comum. Basicamente indica que a pessoa tem um grande projeto de vida, mas ainda não aprendeu a conduzir corretamente o carro da vida. É um sonho sem dano algum para a psique, a não ser a sensação de frustração, pois não é nada apreciável acordar com a sensação de perda depois de se ver catando notas ou moedas.

Esse foi um tipo de sonho que bloqueei em parte, liberando certas variações em que ele se apresenta. Antigamente sonhava que estava caminhando por uma estrada e ia achando moedas e cédulas que eu pegava. Apareciam do nada. Meu único trabalho era pegá-las. Esse sonho me aborrecia menos em função da sensação de perda e frustração do que pelo fator recorrência: sonhava repetidas vezes com isso. Apliquei a fórmula acima, e agora quando esse sonho começa, meu subconsciente prontamente me avisa que é um sonho e eu o corto.

 

Todavia, outras variações desse sonho continuam ocorrendo normalmente - mas sem recorrência.

Se você não aprecia esse tipo de sonho, aplique a fórmula de bloqueio.

 

 

         Continua     MENU SONHOS    Dicionário dos Sonhos

                                               

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.