® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES

 

SONHOS QUE SE REALIZAM AO CONTRÁRIO

 

     Texto: Wilson Mello Franco                                

          

A realidade dos sonhos muitas vezes é contestada pela peças que às vezes eles nos pregam, como se neste mundo enigmáticos houvesse duendes zombeteiros.

O poeta e escritor britânico Robert Graves, põe na boca do protagonista de seu principal livro, "Eu, Cláudio", alguns curiosos comentários sobre os sonhos proféticos.

 

SONHOU COM UM TESOURO, CONSEGUIU SÓ 6 MOEDAS ENFERRUJADAS


         "Não tenho muita fé nos sonhos. Atenodoro sonhou numa ocasião que havia um tesouro na cova de um texugo, num bosque próximo de Roma. Encontrou o lugar exato, que nunca havia visitado até então, e ali, numa barranca, havia um buraco que levava à cova. Procurou dois camponeses que o ajudaram até que chegaram ao esconderijo onde encontraram uma velha bolsa podre que continha seis moedas mofadas de cobre e uma moeda falsa, que não bastaram para pagar os camponeses por seu trabalho.

 

          

 SONHOU QUE SUBIA NA VIDA E ACABOU NA PRISÃO

 

Um dos meus arrendatários, um merceeiro, sonhou uma vez que algumas águias voavam sobre sua cabeça e que uma delas pousava no seu ombro. Considerou isso um sinal de que um dia seria imperador, mas a única coisa que lhe aconteceu foi que um piquete de soldados da guarda o visitou na manhã seguinte e o cabo o prendeu, não se sabe por qual delito, que o colocava sob jurisdição militar. Em seus escudos havia algumas águias."

 

 

 

SONHOS DO ESTADO FALSO ACORDAR



As vezes ocorrem sonhos vívidos que a pessoa chega apensar que está acordada e realmente vivendo aquilo. E fica completamente surpresa quando acorda e verifica que não viveu aquilo. No entanto, pode acontecer de que o sonho permanece como falsa memória, e a pessoa passa a ter o sentido de que aquilo realmente aconteceu. Talvez seja daí que surgiu a expressão "você está sonhando", quando alguém nos diz conta alguma coisa supostamente acontecida com ambos, num determinado tempo. Alguns analistas de sonhos os chamam de sonhos lúcidos.

Estes sonhos acontecem dentro de um falso despertar, é um sonambulismo sem que a pessoa realmente se levante da cama: continua a dormir. Depois de um falso despertar, os indivíduos muitas vezes sonham que estão realizando rituais diários da manhã como cozinhar, limpar, comer, fazer telefonemas. São sonhos que assumem aspectos de um sonho dentro de um sonho. Uma variante de estado de falso despertar é quando o cérebro simula um assunto como se ainda estivéssemos acordados, "percebemos" que estamos acordados, mas a realidade que é que estamos dormindo. Outro tipo de sonhos pode ocorrer dentro do que se chama paralisia do sono, um estado em que nos sentimos acordados, mas prisioneiros dentro do nosso próprio sono. Embora terrível (queremos acordar, pensamos que estamos nos agitando muito para chamar a atenção da pessoa que dorme na mesma cama, mas parece que isso não dá resultado (pelo que, de fato, não nos estamos agitando, exceto quando temos pesadelos), isso decorre, muitas vezes, mas nem sempre, de uma má posição em que determinado membro do corpo trava (um braço, por exemplo), e o tempo decorrido até que "retornemos à luz" seria justamente o tempo necessário para o retorno da função deste membro. Isso pode ser explicado tomando-se por base que pessoas que amputaram um braço ou uma perna continuam sentindo como se ainda os tivesse, ou seja, o cérebro continua administrando seu "condomínio".

 

                   Continua    MENU SONHOS    Dicionário dos Sonhos

 

                                

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.