<

 

 

 

® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES
 

DICIONÁRIO DOS SONHOS

 

    LETRA    M 

 

 

MACACOS: Constitui uma chamada para que desenvolvamos nossa personalidade em direção a níveis superiores.

 

MACHADO: Simboliza o poder e a  força. Significa força e autoridade e poder para cortar o mal pela raiz, de qualquer problema, com nobreza e com justiça, e sem vacilações.

 

MÃE: Simboliza a vida e a morte. A mãe é a segurança, o abrigo, o calor, a  ternura; mas também é o risco de opressão e do lar. Quando a mãe aparece em sonhos a situação do sonhador é particularmente importante para o bem ou para o mal. Sonhar com nossa mãe revela estados de profunda ansiedade. Viajar com ela significa o desejo de recuperar certas chaves de nossa vida aneladas na infância. Ouvir que nos chama indica tristeza por sua ausência ou uma consciência culpável. Brigar com a mãe implica a necessidade e o profundo desejo de prescindir de sua tutela, de adquirir maturidade e independência. Um sonho incestuoso com nossa mãe indica insegurança e temor, e o desejo de voltar à  infância para nos sentir protegidos e mimados. Sonhar que está morta quando na realidade está viva revela o desejo de emancipar-se do lar e de sua tutela.

 

 

MALA: Revela o desejo inconsciente de fugir de uma situação, ocupação ou pessoa que nos está agoniando. Se não se termina de fazer a mala indica que o sonhador se sente frustrado por algo concernente à sua vida diária mas sem chegar a desejar a  fuga. Se levamos uma mala pesada, enorme, revela que existe em nós algum segredo que nos atormenta do qual desejaríamos nos liberar. Se nos roubam a mala ou a perdemos revela que suspeitamos que alguém nos explora ou intenta se apoderar de nossos bens.

 

 

MAR: Simboliza o inconsciente coletivo. O que o mar pressagia e representa em nossos sonhos se refere ao que sucede em nosso interior. Se o mar está calmo também o está nossa vida. Vida aprazível e tranquila. Se está agitado também o está nosso interior. Complicações e problemas. Cair no mar pressagia alguma desgraça da qual seremos nós os culpados. Se nos deixamos afundar é que nos resignamos diante do que consideramos inevitável. Se tentamos chegar à superfície e nos mantermos nela reflete nosso desejo de lutar com todas as nossas forças. Navegar por um mar encrespado significa que estamos nos deixando levar por um assunto perigoso apesar de sabermos do perigo que corremos.

 

 

MARIMBONDO -  Se são amarelos, cobre ou dourado (aolado), e fazem casulos de barro, prosperidade. Se fazem cacho, e podem ser vistos ali, e não são negros nem vermelhos ou qualquer cor que indique perigo, entrada de dinheiro ou acontecimento feliz que implica melhoria financeira. Não confundir marimbondos com vespas ou abelhas grandes.

 

MARIPOSA: Ou borboletas noturnas. Envolve sexo, insatisfação com alguma coisa.

 

MEDALHA: Se a medalha de seu sonho é honorífica, indica que seu meio social o estima e o aprecia. Se é religiosa, revela paz na alma, serenidade no coração e no espírito.

 

MEDICAMENTOS: As medicinas simbolizam uma ajuda para o corpo e para a alma. Se a medicina é para outra pessoa será ela quem precisa de nossa ajuda.

 

MÉDICOS: É um bom augúrio, que expressa a necessidade de sermos confortados e atendidos. Como cena premonitória, significa a solução de um problema difícil de resolver. Também anuncia um período de boa fortuna em geral. Se somos nós o médico, este sonho nos aconselha que atendamos tanto ao corpo como a  alma.

 

MENINO: O menino como símbolo da infância é um sonho de regressão, de fuga para trás, num mundo sem preocupações e com a proteção do lar. Os sonhos em que sendo nós adultos, mas nos encontramos no cenário de nossa infância nos proporcionam dados que teríamos esquecido e nos facilitam a compreensão das tensões e complexos latentes. Este sonho pode indicar uma vitória sobre a  complexidade e a  ansiedade. É um passo a mais na conquista da  paz interior e da  confiança em nós mesmos.

 

MOLEQUE: veja Menino.

 

 

MONSTRO: Sonhar com um monstro é um reflexo distorcido de nossa consciência que nos acusa de alguma falta que nos atormenta. Se se trata de um monstro aterrador este sonho nos revela que seguimos atados aos temores infantis e aos complexos de culpa. Se o monstro é tentador, reflete desconfiança em nós mesmos e temor ante nossas debilidades.  O monstro conciliador e amistoso revela nossa tendência ou nosso desejo de diminuir a culpa de nossas faltas.  

 

MONTANHAS: Augura dificuldades econômicas. Quanto mais alta e escarpadas forem, maiores serão os problemas.  

 

MORADIA: Se dentro da moradia o ambiente é agradável e acolhedor, simboliza a  aspiração e o anelo ao bem-estar e à segurança, e se é no dormitório, o bom entendimento familiar e com o  parceiro. Se o ambiente é desagradável e opressivo, reflete os temores e frustrações de um passado desgraçado e se está cheia de umidade, se acrescenta o temor de voltar a ser desgraçado no futuro. Se a  moradia não tem portas e janelas simboliza a  falta de comunicação, temor e falta de vontade.

 

MORTE: Os sonhos de morte não anunciam a  morte física, já que só afirmam que algo desaparece. Pode se tratar de uma relação, um amor, uma amizade ou simplesmente uma qualidade ou um defeito, algo íntimo e pessoal que só nós conhecemos.

 

MULTIDÃO: Se nos achamos impossibilitados de nos mover entre a gente revela nossa incapacidade de dominar os acontecimentos, debilidade de caráter. Grande timidez. Se é outra pessoa que se encontra nesta situação e não podemos nos aproximar dela  o sonho denota nosso desejo de conquistar seu afeto e amizade e o temor de não consegui-lo. Ver uma multidão sem nos misturar com ela anuncia alguma desgraça ou más notícias, em especial se veste de negro. Às vezes se trata de uma troca social, política ou econômica, de caráter geral.

                                                                                                              

 

 SEGUE

 

_________________________________________________________

 

tags sonhar com macacos, sonhar com machado, sonhar com mãe, sonhar com mala, sonhar com mar, sonhar com marimbondo, sonhar com mariposa, sonhar com medalha, sonhar com medicamentos, sonhar com médicos, sonhar com menino, sonhar com moleque, sonhar com montanhas, sonhar com moradia, sonhar com morte, sonhar com multidão

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.