® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES
 

DICIONÁRIO DOS SONHOS

 

       LETRA    L

 

 

LÁBIOS: Se falamos indica desejos de nos comunicar. Se não dizemos nada, rechaço profundo a  outra pessoa. Se quem cala é a  outra pessoa o rechaço é dela para conosco.

 

LABIRINTO: Simboliza o inconsciente, o erro e o afastamento da realidade. Pressagia ou revela desgostos e dificuldades de toda espécie, exceto se consegue sair dele. Neste  caso, revela que achará uma solução inesperada que o permitirá sair bem de seus assuntos.

 

LADRÃO: reflete nosso temor de perder algo, ou que nos deixem. Se somos nós o ladrão revela nosso temor de estar usurpando os direitos de outra pessoa.

 

LAGO: Sonhar com um lago nos proporciona informação sobre nossas emoções. Um lago rodeado por abundante vegetação aumenta o significado da vida e sentimentalidade e indica o desejo de exteriorizar e viver emoções e paixões amorosas. Se as margens são áridas indica o temor de não conseguir realizar nossos desejos amorosos. Se suas águas são limpas confirma que nossos sentimentos estão bem fundados. Se as águas estão turvas ou agitadas pela tormenta augura amores difíceis. O que dizem ou façam as  pessoas que nos acompanham nos informará sobre sua verdadeira personalidade. Pescar no lago indica nosso desejo de achar parceiro. Se o lago está muito turvo e com peixes mortos ou está seco indica fracasso das esperanças sentimentais.

 

LÁGRIMAS: simbolizam a chuva e a fertilidade. Chorar mantendo-nos à margem dos acontecimentos pressagia uma alegria inesperada. Chorar silenciosamente pressagia um acontecimento feliz. Se o choro é acompanhado de uma sensação de cansaço ou de alívio pressagia o fim de uma situação penosa.

 

LAR:  Simboliza nosso ser e nossa personalidade. A fachada simboliza o externo do sonhador e o interior da casa é a vida íntima.  A copa e a cozinha reapresentam os alimentos e a digestão. O dormitório, o descanso e o sexo. O quarto de banho, a limpeza física e moral. Os pisos altos reapresentam a cabeça e a mente. O porão o subconsciente. As portas representam os acessos a nossa alma. Uma casa velha e desmoronada simboliza uma antiquada condição de vida e de pensamento. Um piso que afunda ou um teto que cai simboliza a derrubada dos próprios ideais e princípios. 

 

LAREIRA: Sonhar com lareira indica chamada à união familiar, à volta aos  costumes e sentimentos tradicionais, quer dizer, a uma maior comunicação entre todos os membros de sua família.

 

LEGUMES: Um sonho com numerosas interpretações, uma vez que os tipos legumes e vegetais são numerosos, e com diversas colorações. Por isso, tal como as frutas, representam as emoções, o humor, e as condições decorrentes de como lidamos com elas, geralmente em função do dinheiro ou dos acontecimentos do dia a dia. Os sonhos mais comuns com legumes e vegetais dizem respeito a comê-los, colhê-los, comprá-los, ou prepará-los. Basicamente estão ligados à saúde física e psíquica. Deve-se sempre levar em consideração se estão frescos, murchos, ou estragados, se são colhidos da terra, estão em cestas, em bancas ou mercados onde estão sendo vendidos, se são dados ou comprados, enfim, há numerosas variações... Popularmente vários nomes de vegetais e legumes são tomados como metáforas: por exemplo, pepino (um problema), abobrinha (discurso tolo). Seu formato e cor também podem influir: por exemplo, cebolas são redondas, pepinos são compridos, berinjelas são alongadas e "infladas", e pimentões tem seu formado peculiar. Cenouras ficam abaixo da terra, chuchus e vagens são trepadeiras... 

 

Sonhar que está comendo legumes:

Se os legumes estão cozidos, e poderiam ser comidos crus (cenoura ou tomate, por exemplo), segundo alguns intérpretes é um presságio de uma estranha sorte: você pensa num momento que é um tremendo sucesso, mas logo descobrirá, para sua surpresa e pena, que na verdade abusaram de você, tiraram vantagem de você. Num momento você parece uma pessoa abençoada pelo destino, para, em seguida, descobrir que este sucesso imaginário era um engano.

 

 Se você os come cru (e podem ser comidos crus), em forma de salada por exemplo, se gosta e estão bem temperados, suas emoções estão em ordem e muito provavelmente será recompensado com algo gratificante, um convite para uma festa, conhecer novas e gostosas amizades. Se você os como cru, e não são de comer cru (berinjela e chuchu, por exemplo), inversamente suas emoções precisam de atenção.

Se você os come e não aprecia o gosto ou estão "passados", igualmente suas emoções precisam de atenção.

Somente ver vegetais ou legumes, se estão frescos, alegrias no meio familiar; se murchos ou estragados, tristezas. Se você toca neles, se frescos, suas emoções estão em ordem, se não, suas emoções precisam de cuidado. Se você os compra num mercado ou feira, estão baratos ou você não se importa com o preço, suas condições financeiras estão a caminho de grande melhora. Se você os acha caro ou no sonho vê que não pode pagá-los, cuidados com suas dívidas, não faça mais dívidas, pode indicar problemas pela frente. Se você está num mercado ou feira para comprar vegetais e legumes, mas está na "hora da xepa", é sinal para não ser perdulário, novas condições em sua vida indicam que o dinheiro pode escassear. Se você os está colhendo numa horta, e tudo está muito bonito (a horta e os vegetais), bons tempos estão a caminho, seus planos e novas ideias tem grande chance de se concretizar, e seus negócios de prosperar. Se, ao contrário, a horta ou os vegetais se apresentam mirrados, é sinal para conter gastos e conhecer seus numerários, talvez precise vender propriedades ou bens.

se você os corta ou pica em sua cozinha ou local de trabalho (e não trabalha com alimentos), significa emoções "picantes" a caminho, se os vegetais são frescos. Pode envolver sexo se estes vegetais ou legumes lembrarem sexo. Se você trabalha com vetais e legumes (feirante, nutricionista, por exemplo) e se vê em seus sonho picando-os, pequenos problemas, o dinheiro pode ficar curto ou você pode achar que as coisas estão caras demais, uma "facada". Se você os tritura para salada, saúde ou necessidade de vitaminas para manter sua saúde; se você os tritura numa máquina, sua energia psíquica está sob controle, aproveite o momento para fazer uma fé nas loterias. Se você faz sucos, o mesmo sentido. Se você os adoça, suas emoções precisam ser acalmadas; se você os salga demais, em recado de que você está extrapolando em seus julgamentos.

 

 

 

LEÃO: Se nos ataca, pressagia que sofreremos uma forte oposição por parte de alguém com influência. Se é manso, receberemos ajuda de alguém poderoso. Em geral, a atitude do leão nos indica a  disposição do destino.  

 

 

LENÇÓIS: Se os lençóis são de aparência tétrica, de cor escura, em mau estado ou situados numa cama dentro de um quarto lúgubre e escuro, adverte-nos de uma possível doença de quem costumeiramente dorme neles. Se a cama está vazia, perigo para alguma pessoa próxima. Lençóis enormes indica obsessão pelos temas sexuais. Se são muito pequenos, desinteresse pelos mesmos. Se os lençóis estão limpos e bem cuidados indica que estamos bem com nosso parceiro. Sujos e amassados, desacordo e desconformidade. Rasgados, divórcio ou viuvez. Lençóis muito adornado, refinamento no amor. Se são diferentes dos nossos, novos amores. Ver pessoas que não conhecemos dormindo com nossos lençóis, perigo de rinhas.

 

LEOPARDO: Indica ferocidade e habilidade guerreira.

 

LEQUE: Implica boas notícias e surpresas.

 

Livros: Refletem nossa vida e destino a partir do ponto de vista emotivo e quase sempre como saudade. Sonhar com um livro fechado ou enterrado no fundo de um baú, descoberta da existência de algum segredo ou etapa de nossa vida que desejamos manter oculto. Um livro no qual faltam páginas nos indica que algum episódio de nossa vida que não queríamos revelar sairá à luz. Os livros poeirentos sobre a mesa ou jogados no chão revelam a existência de projetos inacabados. Uma livraria bem provida de livros revela nosso interesse pelos temas culturais. Se existem estantes vazias indica que perdemos demasiado tempo em diversões que interferem em nossa formação cultural.

 

LOBO: Indica falta de confiança em si mesmo e não saber o que se quer realmente. O lobo representa o destino, portanto sua aparição num sonho se refere a acontecimentos importantes que estão para nos acontecer. Convém permanecer sereno, já que é uma espécie de advertência.

 

 

LOMBADAS: Indicam as dificuldades que você vai  ter que enfrentar no futuro.

 

 

LUVAS: É um mau sinal, já que indicam mal intenção.

                                           

 

 SEGUE

______________________________________________________________

 

tags sonhar com lábios, sonhar com labirinto, sonhar com ladrão, sonhar com lágrima, sonhar com lar, sonhar com lareira, sonhar com leopardo, sonhar com leque, sonhar com livros, sonhar com lobo, sonhar com lombada, sonhar com luvas

 

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.