® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES
 

DICIONÁRIO DOS SONHOS

 

 

    LETRA   I 

 

IATE:  Revela um amor irrefletido, a liberdade ou o desprendimento de toda limitação e algemas. Se o sonho serve de advertência e convida a ser mais realista e reflexivo terá sido útil, mas se não é assim, será só mais uma amostra de imaturidade.

IGREJA: Sonhar com uma igreja augura a  realização de esperanças ou desejos. Se a  vemos à distância e não nos aproximamos dela anuncia desilusões. Se nos encontramos na igreja falando com outras pessoas sem prestar atenção ao que  ali sucede nos adverte de que nossa atitude diante a vida  é descuidada e podemos cometer alguma imprudência.

IMAGEM: Este sonho pode refletir como somos, como desejaríamos ser, ou dar-nos uma imagem distorcida da realidade. Se somente a visão do espelho nos produz desassossego revela nosso medo de nos ver como tememos ser. Se a imagem refletida é melhor que a  realidade revela em nós autocomplacência e narcisismo. Se a imagem é desagradável se trata do mesmo sonho que revela nosso medo. Se o espelho aparece trincado ou se quebra há que esperar alguma desgraça. Igualmente ocorre se em lugar de refletir-nos reflete a outra pessoa. Se vemos o espelho sem temor nem sensação desagradável: Se está opaco ou sujo pressagia desgraças de escassa importância. Se está limpo e brilhante significa que o mau que  temíamos na  vida  real não chegará a acontecer.

IMOBILIDADE: Quando em sonhos desejamos nos mover e não podemos esconde-se um complexo de inferioridade, o temor de não sabermos nos comportar como requer a  ocasião. Quando não desejamos nos mover senão que simplesmente existe uma passividade reflete um estado de esgotamento físico ou nervoso, a  necessidade de um descanso.    

INCÊNDIO: Às vezes sonhamos que nos encontramos num incêndio tão real que nos faz despertar verdadeiramente impressionados: trata-se de um pressentimento de perigo. Sonhar com fogo simboliza paixões violentas que terminam causando perdas e conflitos. Pode se tratar de problemas de falta de comunicação e ainda de instintos de destruição.

INCESTO: Este sonho é pouco frequente. Acontece com pessoas muito mimadas e que desejariam sê-lo mais. Neste sonho manifestam seu ressentimento. Também pode se tratar do famoso "complexo de Édipo".

INFERNO: Simboliza o mundo subterrâneo do inconsciente arcaico e coletivo. Sonhar com o inferno reflete temor do resultado da luta entre nosso impulso evolutivo e os instintos primários.

INFIDELIDADE: Sonhar que somos infiéis a nosso parceiro revela nossa insatisfação por algum traço de seu caráter ou comportamento.

INSETOS: Se associam à sujeira. Se os vemos em sonhos convém fazer uma grande  limpeza, literal e metaforicamente. Limpe toda sua casa e renove sua aparência pessoal. Mudança de ambiente.

 

    LETRA    J

 

 

JANELA: Simboliza a  receptividade e a  projeção do futuro, tanto no espiritual quando a janela é circular, como no material e terreno se é quadrada ou retangular.  Se a vista através da janela nos é agradável e ensolarada revela que nossas esperanças e possibilidades se converterão em realidade num futuro próximo.  Se só observamos escuridão, é que o futuro se apresenta muito incerto, tanto no material como no  espiritual.  Se em lugar de olhar pela janela nos achamos no interior da casa e vemos que através dela penetra a claridade exterior, implica que somos receptivos às influências positivas que podem se aproximar de nós.  Quando não penetra a luz e somente percebemos escuridão, indica nossa falta de receptividade.  Se desejamos ir à janela mas não nos atrevemos a ir, é uma mostra de incerteza o medo das consequências de uma determinada ação nossa. Se sonhamos que estamos espiando por uma fresta aberta, revela uma curiosidade sexual. As barras postas nas janelas denotam uma tendência de nos subtrairmos à realidade. As janelas fechadas que não podem ser abertas revelam que nos sentimos afogados, limitados e impossibilitados de seguir em frente.  Quando nos vemos saindo ou entrando por uma janela indica que tomamos uma decisão equivocada, um falso caminho, quer seja um negócio, um projeto ou uma relação sentimental. 

JARDIM: É um símbolo da natureza ordenada, submetida e domesticada pelo homem. Sempre produz a sensação de algo oculto, íntimo e pessoal onde se respira paz e tranquilidade. Se seu conjunto é harmônico é que também o é nosso interior. Se não está conforme a ordem e a beleza que deveria é que em nós o inconsciente domina sobre o consciente. Se é árido e inculto também o será nossa personalidade. Também existe outro simbolismo de jardim que é sua semelhança com a  mulher.

JARRA: É um símbolo feminino. Se contém algum líquido bom como vinho, azeite ou água clara pressagia a obtenção de boas coisas. Se contém líquidos nocivos o presságio será desfavorável.

JIBOIA: O significado mais frequente é de caráter sexual, especialmente se o sonhador for jovem. Também simboliza sabedoria e poder curativo. Ver uma serpente adormecida indica que nossas forças instintivas estão adormecidas. Se acorda e se desliza sem nos causar temor revela desejos de evolução espiritual. Sonhar com uma pele de serpente ou vê-la na muda indica que está próximo uma profunda mudança evolutiva. Se aparecem serpentes venenosas indica  medo de nos encontrarmos em situações embaraçosas.

JOGO: Simboliza a  luta contra os elementos, contra o destino, contra si mesmo e contra os demais. Os jogos infantis expressam o desejo de escapar das  preocupações e problemas da  vida  real. Os jogos de sociedade anunciam superficialidade e alegria e harmonia familiar. Os jogos de azar, perdas e decepções. Os de habilidade e cálculo serão bons ou maus dependendo do resultado dos mesmos. Contemplar o jogo sem participar dele indica indiferença e indolência. Se o jogador é pai de família, irresponsabilidade. Se faz tramas, imoralidade e falta de adaptação às  normas sociais.  

JOIAS: As joias de ouro nos previnem contra o orgulho. As de prata pressagiam benefícios. As falsas nos previnem contra a vaidade e a presunção. Rotas auguram frustrações. Sem brilho ou sujas, problemas em negócios. Perde-las, problemas com nossos bens pessoais. Acha-las, tentações perigosas. Compra-las, perdas de dinheiro. Se nos obsequiam com elas é um conselho para que não emprestemos nem peçamos emprestado. Porta-las em si, maledicência. Em um nível muito mais elevado as joias adquirem o significado de verdades espirituais, de símbolos de um conhecimento superior. Os sonhos em que as joias são descobertas em cavernas simbolizam a sabedoria que existe oculta e ignorada em nosso subconsciente.

JUGO:  Simboliza o serviço e a  disciplina em suas duas acepções opostas, a  de servidão e escravidão, com a  de serviço e unidade.  A primeira sempre é imposta  a  força.  A  secunda é assumida livremente como um meio de realização pessoal, de união com uma ideia, causa ou divindade.  Os sentimentos dominantes no sonho serão os que esclarecem qual das  duas opções é a  correta em cada caso. 

                                                                      

 

 SEGUE

 

____________________________________________________________

 

tags sonhar com iate, sonhar com igreja, sonhar com imagem, sonhar com imobilidade, sonhar com incenso, sonhar com incesto, sonhar com inferno, sonhar com infidelidade, sonhar com insetos

_________________________________________________________________________________________

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.