® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES
 
DICIONÁRIO DOS SONHOS

 

LETRA     C

 

CABANA: Visualizar uma cabana prediz tranquilidade no trabalho. Se é você quem vive numa cabana e com filhos, augura felicidade modesta, mas duradoura.  Se no sonho você é um adolescente que vive num cabana, significa que não deseja as  responsabilidades de um adulto.

CABELOS: É símbolo de energia e força. Os sonhos em que os cabelos são como os nossos carecem de significado. Se nos vemos com o cabelo comprido e sedoso indica que temos boas capacidades para triunfar. Com escassez de cabelo, perdas e desgraças. Se caem ou são cortados careca, ruína total. Se os cortamos voluntariamente, elevação espiritual. Se sonhamos que somos calvos e na vida  real temos cabelos pressagia perda de amizades. O cabelo muito encaracolado, dificuldades. Despenteados, malversação. Cabelos muito cuidados, superficialidade. Negros, grande  capacidade da mar. Ruivos, amizade. Castanhos, sinceridade. Que se avermelham, ciúmes. Brancos, dignidade e sabedoria. Embaraçados, complicações.

CACHORRO: Um bom amigo. Se ataca, um inimigo está se levantando contra nós.

CADÁVER: Se quem sonha é uma pessoa de negócios anuncia que seus projetos fracassarão. Para um jovem pressagia o fim do amor. Se o cadáver é o sonhador simboliza que deseja terminar uma situação fugindo em vez de soluciona-la. 

CAIR: Simbolicamente é uma perda de equilíbrio e controle de uma determinada situação vivida na realidade. Os problemas poderão se solucionar somente em longo prazo.

CAIXÃO DE DEFUNTO: Significa o fim de uma dependência moral ou material salvo se estamos em torno dela, em cujo caso augura penas.  

CAMA:  Se a cama é tétrica, de cor escura, em mal estado ou situada numa  casa lúgubre e escura nos adverte de uma possível enfermidade de quem se encontra deitado nela.  Se está vazia, perigo para alguma pessoa chegada.  Uma cama enorme indica obsessão por temas sexuais. Se é muito pequena, desinteresse pelo sexo.  Se a cama é limpa e está bem arrumada, indica que estamos bem com nosso parceiro. Suja e desordenada implica desacordo e desconformidade. Quebrada, divórcio ou viuvez. Uma cama muito adornada, refinamento no amor.  Se é distinta da nossa, haverá novos amores. Ver pessoas que não conhecemos em nossa cama, perigo de brigas.

CAMINHO, ATALHO, TRILHAS:  Os caminhos em sonhos simbolizam o destino. As encruzilhadas nos indicam que deveremos escolher entre várias opções. Se o caminho é reto e amplo nos pressagia êxito e fortuna. Se é estreito, que nossa margem de ação é limitada. Se se encontra num terreno plano é que não haverá maiores problemas. Se existem muitas curvas, nossa empresa será complicada.          VEJA TAMBÉM: TRILHAS

CAMUNDONGOS: veja ratos.

CANA: Símbolo da  coluna vertebral. Em geral é um sonho promissor, desde que se não a veja bichada, tortuosa demais, seca, ou com alguma coisa que fere a sua imagem. Se assim o for, algo fere a sua imagem, um comentário maldoso, pessoas inescrupulosas, problemas de relacionamento, e até mesmo indica cuidados com a coluna. Se a cana se encontra perfeita, se dela pode se extrair suco livremente, indica progresso, promoção à vista, acontecimentos que fazem entrar dinheiro, aumento da poupança bancária, e afins. Mesmo se a cana estiver queimada, se estiver suculenta o sentido é esse; se estiver mirrada significa trabalho duro e pouca ou nenhuma recompensa. Se estiver bichada (normalmente por dentro está vermelha, é um sinal para não negligenciar seus exames médicos de prevenção, especialmente se houver casos de diabetes na família. OU: verificar sua postura ao sentar, cuidados com a coluna, não abuse fazendo trabalhos pesados para economizar com pessoas especializado.   

 

CANHÃO: Todos concordam que sonhar com canhão significa intriga, briga em família, discussão. Enfim, "cuspir fogo" pela boca. É consenso que sonhar com canhão é augúrio de conflitos. Todavia, como todos os sonhos, depende do contexto, ainda que, em geral, augura conflitos familiares. - Disparar um canhão com projeteis corretos e acertar o algo: sinal de vitória em algo que traduz oposição ou antagonismo de ideias. Caso contrário, decepção e humilhação. - Ser ferido por um disparo de canhão: perigo iminente. Que o canhão é transportado por outros meios que não por ele próprio: conflito causado desde fora. Dependendo do contexto, pode ter ligação com sexo.

CANHOTO: Ver-se canhoto em sonho sem que o seja na realidade pressagia que você receberá ajuda e proteção em suas decisões.

Sonhos com frutas quase sempre têm o mesmo sentido, dependendo, claro, da cor, do estado e do gosto, e do modo como se as vê, as usa ou as come. Ou se estão verdes ou maduras, estragadas. Se inteiras e boas, você as come e elas têm saber agradável quase sempre significa progresso, avanço, bom encaminhamento no que toca à realização de desejos ou planos.No caso da carambola, é um fruta que, quando madura, se apresenta amarelada. Ver carambolas inteiras e em bom estado, ou comê-las sem detestá-las, ao menos no sonho, representa que é palatável algum plano ou ideia que você tem, ou alguma ação que está desenvolvendo, que as decisões que está tomando, ou rumo que está tomando ou se movendo está na direção certa. Se você as come, e não lhe agrada, reprense correções ou ajustes em suas decisões ou ideias, ou o rumo que você está tomando. Se você come carambolas, e na vida real você não gosta delas, significa que você terá problemas na execução de suas ideias ou planos, mas podem ser contornados se, com maestria, "engolir os sapos" do caso em questão. No tocante à sua, se a fruta está boa, tudo vai bem, e se está com algum problema, melhoras são esperadas. No caso específico da carambola, pode indicar preocupações infundadas com sua saúde, e que seus abusos podem trazer desconfortos, mas não a concretização de suas preocupações.   
CARRO: Representa nosso próprio corpo. Pode indicar uma enfermidade se sonhamos com um acidente. A gasolina representa nossa capacidade energética. A carroceria, nosso aspecto externo. O volante, a capacidade de controlo. Os freios, a vontade. O circuito elétrico, a inteligência. Os faróis, nossa capacidade de visão e de fazer. Se o carro está em bom estado é que temos confiança em nós mesmos. Se se acha em mal estado representa nossos temores. Se nos vemos sós dirigindo o carro indica desejos de independência. Se viajamos acompanhados as  atuações dos passageiros, inclusos nós, nos revelará qual é nossa atitude com para com os que nos cercam. Se o conduz outra pessoa significa que não nos sentimos donos de nosso destino.

CARVÃO:

Se estão acesos, se referem às paixões de caráter sexual. Se desprendem fumaça implica que estamos complicando as coisas com excessiva paixão. Se nos entregam o carvão, indica algo que estamos fazendo mal. Ver carvão sem estar aceso assinala a  colocação em marcha de um projeto, tomando as  devidas precauções.

CASA: Simboliza nosso ser e nossa personalidade. A fachada simboliza o externo do sonhador e o interior da  casa é a vida  íntima. A copa e a  cozinha representam os alimentos e a  digestão. O dormitório, o descanso e o sexo. O banheiro, a limpeza física e moral. Os pisos altos representam a  cabeça e a  mente. O porão o subconsciente. As portas representam os acessos a nossa alma. Uma casa velha e desmoronada simboliza uma antiquada condição de vida e de pensamento. Um piso que afunda ou um teto que cai simboliza a derrubada dos próprios ideais e princípios.

CASAMENTO - Assistir a um casamento: para alguém solteiro indica promessa de felicidade próxima ou parceria em negócios. Para alguém casado, preocupações familiares. Assistir ao nosso próprio casamento: Se é você solteiro(a), mudanças favoráveis em sua vida. Se está casado(a), desgostos conjugais. Se está casado e vê seu parceiro(a) se casando com outro(a),  também dificuldades conjugais ou desejo de retomar os bons tempos em que a relação fluía melhor. Eventualmente, desejo de liberdade por se sentir preso em rotina ou sendo obrigado(a) a fazer algo que não quer.

 

CASTELO: Significa proteção e transcendência. Um castelo bem iluminado simboliza a busca de uma vida mais espiritual. Se o castelo é branco, desejos de uma vida tranquila de recolhimento e espiritualidade. Se é escuro simboliza uma luta para sair de uma confusão espiritual. Se é negro reflete temor do destino, ou de não alcançar a salvação se falamos num  sentido menos transcendente, de vida cotidiana. Se vemos um castelo obteremos riquezas, dependendo de seu estado. Se está em ruínas, mas belo, teremos problemas para alcançar a  riqueza ainda que no  final a  obteremos. Se vivemos no castelo a  riqueza está assegurada. 

CAVALEIRO: Galopar à rédea solta indica fortes desejos de sexualidade. Dominar ou não o cavalo equivale a se somos o não capazes de dominar nossos sentidos e paixões. Se estes sonhos são na infância, falam de nossos desejos da ventura e ação.  

CAVALO: Se um doente sonha que galopa num  cavalo pelos bosques pode piorar sua enfermidade.  Se o doente galopa por uma cidade se curará logo.  Montar a cavalo indica êxito e prosperidade.  Cair do cavalo assinala perdas.  Se o cavalo está selado, mas não ninguém o monta, augura reunião de mulheres.  Vender um cavalo, ameaça de perda de bens.  Castiga-lo, implica falsas acusações.  Vê-lo ferrar, devemos nos preparar para uma viagem. Dar-lhe atenção, é riqueza. Se tem o rabo muito  grande, podemos contar com nossos amigos. Se o cavalo é branco augura boas notícias.  Negro, são problemas. Baio, dignidades.  Alazão, dificuldades.  Cinza, obstáculos. 

    O significado de um sonho com um cavalo ou cavalos varia muito, dependendo dos detalhes e da ação que ocorre em seu sonho, pelo que todos os outros símbolos devem ser considerados também. Como uma regra geral: Um sonho no qual se vê cavalos, e ele ou eles não o machucam, prevê um período de facilidade em geral. Se o seu sonho envolveu medo do animal, significa que você pode estar se preocupando com a perda ou extravio de um documento importante ou artigo de valor. Sonho que envolvem equitação ou que se está montado em um cavalo e cavalga sem problemas, indica um mudança de status nos próximos anos, para melhor. Mas, se ele empinou e/ou você caiu, pode ter que lidar com um rival que surge fora para frustrar você. Um cavalo que empina augura resistência inesperada a algum plano atual. Ser jogado por um cavalo é uma advertência contra a complacência. Um sonho com cavalos de combate é um possível precursor de notícias perturbadoras relacionadas com um amigo. Sonhar com um cavalo sendo ferrado é um presságio de dinheiro inesperado. Que se negociam cavalos é um alerta de fraude por parte de alguém que você confia. Limpeza ou escovação de um cavalo prediz sorte por meio da especulação, tente a sorte nas loterias. Se viu um potro, notícias vantajosas estão previstas; o potro é especialmente auspicioso se visto com a égua. Galope ou corridas de cavalos prevê sucesso rápido. A cor também deve ser considerada na interpretação de um sonho com cavalo: Preto significa atrasos. Branco intensifica o lado positivo de alguma coisa. Cinza indica dificuldades anteriores. Alazão ou malhado refere-se à confusão. Baio diz respeito a atividades mentais e palomino refere-se a casos de amor. Se forem cavalos de haras, e não lhe fazem mal, problemas financeiros resolvidos dentro da melhor solução.

   Se o cavalo puxa carroça ou qualquer coisa de tração, significa que o dinheiro entra com muito esforço, mas entra. Se a carroça está carregada e o cavalo a puxa sem muito esforço, seus esforços serão recompensados; se a puxa com muito esforço denota que você precisa se cuidar, ou trabalhar mais com o cérebro do que com os braços.

Sonhos com cavalo também podem significar, se tudo se passa num bom cenário (sem tombo, mordida, coice...), e o cavalo é sadio, garboso e vigoroso:

- A força motriz que você direciona ou carrega na vida, atuando em positivo.

- Equilíbrio entre a parte instintiva e domesticada da sua personalidade.

- A energia sexual, especialmente - mas não se limitando a - energia masculina.

- Fortes emoções, desejos apaixonados.

 

CEGUEIRA: Indica que não estão sendo consideradas todas as possibilidades em nossa vida. Seria bom reflexionar. Ademais, as alterações da  visão indicam a  impossibilidade de ver claramente situações que deveriam ser obvias.
CENOURA: Se sonha com cenouras recém-colhidas implica alegria familiar, entendimento e compreensão mútua. Se as cenouras estão murchas ou podres, revela que você será o(a) culpado(a) de uma separação.

 

CERZIR: Presságio de prosperidade e êxito.

CÉU: Representa nossa parte mental. Um céu azul e aberto indica felicidade e despreocupação. Ao contrario se está cinza, feio ou nublado. O céu noturno se refere a acontecimentos que ainda se estão gestando. Qualquer coisa que caia bruscamente do céu anuncia acontecimentos inesperados e desafortunados. Se caiem suavemente de um céu bonito objetos agradáveis, como pétalas de flores, assinala sorte e todo tipo de situações favoráveis para o sonhador. 

CHAMINÉ: Com o fogo aceso indica que sua vida em família transcorre feliz. Com o fogo apagado, contrariedades. Com fumaça, fuligem ou cinzas, dificuldades financeiras. Demoli-la, desaparição de bens. Se é a  chaminé de uma fábrica anuncia êxito em seus negócios. 
CHEFE: Anuncia dificuldades profissionais.

CHAVES: Ao sonhar com chaves que se necessitam para abrir uma determinada porta e estas são encontradas rapidamente, assinala um novo romance com uma pessoa já conhecida. No caso de ter parceiro, implica mudanças na relação. Se se sonha com chaves muito ostentosas ou adornadas, significa que o sonhador tem demasiada imaginação e poucas probabilidades de conseguir o objetivo buscado. Se não há uma fechadura conhecida para as chaves sonhadas, o melhor é se esquecer dos projetos que se foram semeados em curto prazo, porque tudo indica muitos riscos.

CHORAR: O choro simboliza a fertilidade. Chorar mantendo-nos à margem dos acontecimentos pressagia uma alegria inesperada. Chorar silenciosamente pressagia um feliz acontecimento. Se o choro é acompanhado de uma sensação de alívio pressagia o fim de uma situação penosa.  
CHUVA: Pode significar preocupações, dificuldades ou benefícios, dependendo da sensação que nos produza no sonho. Se nos molhamos implica que nos veremos muito afetados.
CIGANOS: Se os ciganos de nossos sonhos são furtivos e ameaçadores revela nosso temor de sermos enganados ou roubados. Se é uma caravana cigana simboliza uma atitude inquieta e um desejo de evasão. Se uma cigana nos diz boas coisas revela que não estamos satisfeitos com nossa situação atual. Sonhar que um violinista cigano nos presenteia os ouvidos com suas melodias mostra que somos demasiado românticos e inclinados a fugir da  realidade.

COBRA: veja Répteis e também Serpentes.

COVA: veja Vala.

COZINHA, cozinhar: Representa tudo o que se relaciona com nossa alimentação. Se a cozinha está bem provida de móveis e utensílios indica os meios com os quais contamos. Se falta nela o mais imprescindível é que estamos mal preparados para o futuro. Se a cozinha está bem repleta indica boas condições materiais para fazer frente ao  futuro. Se se queima a comida ou não se os coze bem nos adverte que nos falta muito para aprender para triunfar.
CRAVO: (flor) Tem muitos significados, conforme o que a pessoa pensa desta flor.
CROCODILO: Pressagia a espreita de um homem traidor que pretende despojar-nos do que  nos pertence.

 

 

RETORNA          SEGUE     

 

______________________________________________________________________________________________________

 

tags sonhar com crocodilo, sonhar com cravo, sonhar com cova, sonhar com cozinha, sonhar com cabana, sonhar com cabelos, sonhar com cachorro, sonhar com sonhar com cadáver, sonhar com cair, sonhar com caixão de defunto, sonhar com ciganos, sonhar com chuva, sonhar que se está chorando, sonhar com trilhas, sonhar com atalhos, sonhar com caminho, sonhar com chaves, sonhar com cana de açúcar, sonhar com canhoto, sonhar com carro, sonhar com carvão, sonhar com casa, sonhar com casamento, sonhar com cavaleiro, sonhar com cavalo, sonhar com cerzir, sonhar com céu, sonhar com chaminé, sonhar com chefe.

 

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.