® DIREITOS RESERVADOS  Wilson Mello Franco - LEI 9610 dos Direitos Autorais 1998      

MENU PRINCIPAL DICIONÁRIO dos SONHOS SIGNIFICADO dos NOMES

 

DICIONÁRIO DOS SONHOS

 

 

LETRA   P 

 

PADRE: Às vezes pode indicar uma verdadeira aspiração pelo misticismo ou a verdade. A maioria das vezes se trata antes de um problema ou uma inquietude moral, ou recordação de tropeços na vida. Poda inda pressagiar uma ajuda providencial, um consolo, um aumento de bens materiais e espirituais ou o fim de nossos males caso acreditamos no que ele fala. Se não acreditamos, anuncia males e calamidades.

 

PAI: Pode simbolizar as relações intelectuais e os conflitos com o mundo externo. Representa o mundo dos mandamentos e proibições, é quem freia e ergue obstáculo à liberdade e a subversão dos instintos. - Se o pai aparece numa  atitude severa denuncia um complexo de culpa ou a  iminência de discussões com nossos superiores. Se em sonhos choramos por sua morte o sentimento de culpa é ainda maior. Se o vemos com expressão benévola, carinhosa, tanto pode revelar uma grande necessidade de proteção e afeto como as boas relações com nossos superiores. Se na idade adulta sonhamos com o pai com excessiva frequência é um indício de que algo não caminha bem em nossa psique e de que faríamos bem em consultar o psicanalista.

 

PAÍS: Pressagia mudanças em nossa situação e trabalho. Se estamos num país estrangeiro e não nos movemos dali revela que nossa mente é instável. Se vamos ou voltamos de um país estrangeiro: Se visualizamos as  incidências da viagem se refere a um troca em nossa situação, a uma etapa em nossa vida. Quando a viagem se inicia e finaliza o sonho, ou de repente já nos vemos num  lugar de diversão, indica desejo de que algo mude em nossa vida (acompanhado de sensação de alívio e alegria) o temor de que algo mude em nossa vida (acompanhado de sensação triste e melancólica). Se sonhamos que são os outros quem vão a um país estrangeiro pressagia que nossos competidores abandonam a  luta dando-se por vencidos.

 

PALÁCIO: Se sonhamos com um palácio de formosa construção e aspecto, tenha cuidado porque revela que suas aspirações se concretizarão de maneira inesperada.

 

PANELA: Se a panela de seu sonho está cheia e ao fogo, augura notícias interessantes. Se está vazia ou sem usar, indica falta de segurança.

 

PANTERA: Nos sonhos, a pantera representa uma mulher inimiga e ciumenta de quem se deve ter precaução.

 

 

PARAFUSO: Há vários tipos de parafusos, com fenda, ou sem ponta, com uso de porcas ou pra diferentes chaves. Além disso, eles podem aparecer no sonho atarraxados ou soltos, velhos e entortados ou novos e sem uso, engavetado ou soltos, sendo usados ou apenas vistos. Cada situação uma interpretação, de modo que podem simbolizar desde dificuldade (parafusos que, no sonho, se recusar a atarraxar) até exatamente o contrário, que uma dificuldade está em vias de se liberar, ainda que por vias apertadas. Se um parafuso é visto atarraxado em madeira, fortes emoções ou instintos humanos podem estar envolvidos e a pessoa deve se liberar disso para que os resultados aparecem, e a situação se desembarace. Uma solução começa sempre dentro (no pensamento) da pessoa.

 

 Num contexto geral, simboliza que você está tentando se livrar de alguma situação delicada. Se o parafuso é visto enferrujado ou torto, fincado em algum lugar, significa que você está deixando insistentemente o passado interferir no presente, e isso requer soltar-se com uma "unção" de óleo, isto é, amar ou perdoar, ou gostar mais de você mesmo. Se o parafuso não está enferrujado nem torto, significa firmar raízes em algum lugar que pode ser seu bairro, sua cidade ou seu trabalho. Se você está numa casa de ferragens vendo, comprando ou lidando com parafusos (e não trabalho numa), emoções e instintos estão envolvidos e você deve tomar cuidado para não extrapolar em assuntos ou negócios que envolvam emoções (disputas e concorrências) e instintos (assuntos passionais, sexo e afetividade). Pelo que o sonho com parafuso também pode representar o desejo de união duradoura no seu relacionamento.

 

 Se você vê recipientes com parafusos, ou está numa casa de ferragens, onde os vê, pode indicar necessidade de por ordem em sua vida ou se organizar mais, que você sente sua vida bagunçada e que dá valor excessivo ou se aborrece com facilidade com pequenas coisas.

 

Parafusos também simbolizam associações com a sexualidade (a fenda, ou sem fenda, pino), em especial acompanhados de chave de fenda. Outros tipos de parafuso sem fenda, como os de cabeça chata diz mais respeito a negócios ou problemas de aperto de dinheiro para os quais é preciso uma "chave especial".

 

Num segundo cômputo geral, o sonho com parafusos pode denotar ainda que tarefas aborrecidas devem ser realizadas e a impertinência de algumas pessoas deve ser combatida. Indica ainda que deverá ser cauteloso e poupado.

PÁSSAROS: Simboliza a alma e sua ânsia de liberdade. Ver pássaros voando pelo céu reflete impaciência. Pássaros emigrando, desejo de troca de ambiente. Se está engaiolado, nos vemos com a liberdade limitada. Engaiolado e com uma asa ou uma pata quebrada ou tremendo de frio indica que nossa alma está prisioneira. Ver um pássaro voar num espaço limitado, chocando contra as  paredes e finalmente pousando em nossa cabeça revela que temos ideias fixas e pensamentos complexos. Se o sonho trata da luta com as aves noturnas nos causará grande  impressão e revela nossa luta contra pensamentos destruidores.

 

PASTO: Se estamos estendidos sobre o pasto e o desfrutando nos adverte de que estamos gastando mal nossa vida em costumes antinaturais. É uma promessa de esperança e liberdade. Se o pasto está seco é o sonho dos vencidos, dos resignados, dos que vêm renunciando levar uma vida natural e sincera. Se estamos estendidos sobre o pasto fresco e vigoroso e nos damos conta de que são ervas medicinais significa esperança numa vida livre e natural unida ao conhecimento e sabedoria.

 

PELADO: Primeiro veremos se existem implicações sexuais em cujo caso seu significado não pode ser mais evidente. Em caso contrário: ver-nos desnudos equivale a ver-nos livres de toda hipocrisia. Se nos sentimos felizes reflete o cansaço que nos produz o fingir contínuo que nos impõe a sociedade. Em casos extremos pode revelar o desejo de abandonar todo tipo de vida social. Se a  nudez sonhada nos resulta incomoda reflete o desamparo, a impotência que experimentamos social ou profissionalmente. Também pode representar que nos envergonhamos de nosso próprio corpo. Se vemos desnudas a outras pessoas pode se tratar de desejos sexuais, ou do desejo de conhecer as  intenções e pensamentos dos demais a respeito a nós. 

 

PERDA: Quando a sensação do sonho é de preocupação ou de pesar pela perda denota a existência de sentimentos de culpa relacionados com o simbolismo do que foi perdido. Se nos empenhamos em buscar o que perdemos indica ambição e cobiça. Se o sentimento é de alívio ou de rechaço revela o desejo ou a necessidade de nos desembaraçar do perdido. Sentir-se perdido ou extraviado é uma forma de sentir que em nós algo morreu, quase sempre referente à nossa vida moral o espiritual.

 

PERFUMES: O perfume sempre se acha associado a todos os ritos religiosos seja qual for a religião a que pertençamos. O perfume evoca situações ou pessoas e nos revela a alma quando desprende, tanto se pertence a outra pessoa como a nós mesmos. Os perfumes suaves e agradáveis nos falam de boas pessoas e bons sentimentos. Os desagradáveis de gente primitiva e de malas ações e sentimentos.

 

PESAR: Se em nosso pesar choramos simboliza a chuva e a  fertilidade. Chorar nos mantendo à margem dos acontecimentos pressagia uma alegria inesperada. Chorar silenciosamente pressagia um feliz acontecimento. Se o choro é acompanhado de uma sensação de cansaço ou de alívio pressagia o fim de uma situação penosa.

 

PIOLHO: Este sonho revela que na vida real estamos acumulando ressentimento, temor e desprezo contra os demais. Quando vemos nossa casa invadida por piolhos revela nosso temor dos juízos e murmúrios dos demais. Se nos atacam reflete que existem pessoas que não podemos dominar apesar de considera-las inferiores a nós. Se os piolhos se agigantam e nos encurralam são então chefes temidos e depreciados. Se percebemos as moléstias dos piolhos, mas sem sentimentos de rechaço, temor ou repulsão, refletem pequenas moléstias, perdas ou preocupações que acompanham uma tarefa que se tornou tediosa.  

 

POLÍCIA: Relaciona-se com o destino. Más ações que efetuamos nos alcançam e nos provocam sofrimentos. Se nos detém ou nos leva preso é que nos esperam alguns problemas; a menos que possamos compensar nossa dívida com algumas ações positivas.

 

PORCO: Representa nossa sombra psicológica, a parte de nossa mente relacionada com a paixão  sexual mais bruta ou nossos instintos básicos deformados.

 

PORTAS: Se está aberta e se vê algo agradável, indica êxito. Se ao outro lado vemos algo desagradável, assinala que não vamos por bom caminho.  Se está fechada, assuntos que não se realizarão. Se é a porta de nossa casa, segundo seu estado, mostra dados sobre a  saúde de nosso corpo. Se há muitas portas, é tempo de tomar decisões.

 

PREGO: Assinala um incremento material de suas possibilidades. A ação de cravar ou pregar implica o aviso de uma enfermidade ou que alguém se põe a abusar de tua confiança. Se os pregos se dobram: não estamos acertando em nossas decisões.

 

PROFESSOR: Se sonhamos que somos nós o professor indica desejos de superioridade. Se vemos um professor ou falamos com ele é que necessitamos de conselho prático.

 

PULAR: veja Saltar.

                                                                                                                

 

>>>>>>>> SEGUE

 

tags sonhar com padre, sonhar com pai, sonhar com país, sonhar com palácio, sonhar com panela, sonhar com pantera, sonhar com parafusos, sonhar com pássaros, sonhar com pasto, sonhar que se está pelado, sonhar com pelado, sonhar com perda, sonhar com perfumes, sonhar com piolho, sonhar com polícia, sonhar com porco, sonhar com portas, sonhar com prego, sonhar com professor, sonhar com pular

 

 

 ® DIREITOS RESERVADOS - LEI 9610 dos Direitos Autorais, de 1998.